terça-feira, 27 de março de 2012

Cascara Sagrada

Sistema digestivo
Cólon e Intestinos:
Muito conhecida pelos seus efeitos laxativos e purgatórios, sendo famoso seu uso no combate à obstipação intestinal.

Fígado:
Devido à sua ação colagoga (estimula a secreção da bile pela vesícula biliar para o duodeno) com um uso moderado tem bons resultados nos problemas hepáticos.

NOTA
O que faz da Cáscara Sagrada uma planta muito especial é que não habitua o organismo. Pode utilizá-la uma vez ou outra, de acordo com as suas necessidades, sem que precise ir aumentando a dosagem consumida.

Outro ponto muito positivo de seu uso como laxativo é o fato de ela não ter efeitos colaterais comuns em outros fitoterápicos para esse fim, como por exemplo, dores abdominais, cólicas e diarréias.

A Cáscara Sagrada estimula a ação peristática do cólon, favorecendo a produção de secreções digestivas em várias partes do aparelho digestivo, auxiliando na dissolução dos cálculos biliáries.

Não deve juntar Cáscara Sagrada e Sene pois são duas plantas muito diferentes, apesar do efeito semelhante. 

CUIDADOS: O uso da Cáscara Sagrada não é recomendado nos casos em que a pessoa já sofre com dores abdominais, vomitos, obstrução intestinal, apendicite ou doenças que causem a inflamação do cólon, nem em casos de desidratação grave. Crianças menores de 10 anos também devem evitar seu uso.


Sem comentários:

Enviar um comentário